Os preços do petróleo estão a recuperar esta quarta-feira, 11 de Setembro, depois do relatório mensal da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) ter atirado o Brent, que serve de referência para o continente europeu, abaixo dos 70 dólares por barril pela primeira vez desde Dezembro de 2021.
O benchmark europeu já perdeu um quinto do seu valor quando comparado com a cotação com que encerrou o ano passado. Neste momento, o Brent corrige algumas das perdas registadas na terça-feira e avança 1,36% para 70,13 dólares por barril, enquanto o West Texas Intermediate (WTI), de referência para os EUA, sobe 1,35%, para os 66,64 dólares por barril.
O declínio nos preços do petróleo já forçou a OPEP e os seus aliados a adiarem o retorno de produção de crude por dois meses, mas os investidores ainda estão preocupados com um possível regresso este ano. Isto numa altura em que, no seu relatório mensal, a OPEP reviu em baixa a procura por petróleo no resto do ano. A organização espera agora que aumente em 2,03 milhões de barris por dia – quando no mês passado previa um crescimento de 2,11 milhões de barris por dia.
“A queda nos preços do petróleo está a ser alarmante para a OPEP+ e, de forma a apaziguar o mercado, esta organização precisa de anunciar políticas que respondam ao excedente [de crude] que se espera para 2025”, afirmou Warren Paterson, estratega da ING Groep NV, à Bloomberg.