A Geespace, empresa do grupo automóvel Geely, anunciou o lançamento de um terceiro lote de satélites no âmbito do seu projecto de oferecer uma Internet estável a nível mundial. Este novo lote é constituído por dez satélites que operam em órbita terrestre baixa e foram todos lançados por foguetões chineses a partir da base de Taiyuan.
No total, a Geespace dispõe agora de 30 satélites que podem cobrir 90% do planeta com serviços de comunicação 24 horas por dia. Este lançamento marca a primeira vez que uma empresa aeroespacial comercial chinesa oferece comunicações por satélite LEO à escala mundial.
Sendo a Geespace, uma empresa privada chinesa, é provável que venha a tornar-se um concorrente de peso da empresa americana Starlink, isto porque a companhia ainda tenciona lançar mais satélites para formar uma constelação de seis mil unidades, que fornecerá Internet de banda larga comercial estável.
De acordo com o site Tudo Celular, a Geespace prevê servir cerca de 200 milhões de clientes até 2025. Por conseguinte, espera-se que sejam lançados em breve mais 72 satélites.
Outra entidade chinesa que tem estado a trabalhar no lançamento de satélites de banda larga é a empresa pública Shanghai Spacecom Satellite Technology (SSST), mas esta instituição pode não ser bem recebida noutros países devido às suas ligações ao Governo.