O Presidente do Vietname, To Lam, afirmou que a cooperação existente com Moçambique tem sido consolidada ao longo do tempo, apontando que as excelentes relações no domínio económico impulsionam o desenvolvimento e geram impacto para as duas nações.
“As relações estão a ser consolidadas e desenvolvidas em todas as áreas, as trocas de delegações a todos os níveis decorrem de forma vibrante”, sustentou o governante durante um jantar de negócios alusivo à visita do Presidente Filipe Nyusi, ao país asiático.
To Lam sublinhou que os empresários vietnamitas estão disponíveis para firmar novas parcerias, sobretudo no sector das telecomunicações, destacando o desempenho positivo da operadora de telefonia móvel Movitel, criada em Moçambique em 2012.
A Movitel é uma operadora de telecomunicações móveis com sede na cidade de Maputo; conta com 12 agências distribuídas pelas 11 províncias do País, com 127 centros distritais e mais de 1500 colaboradores. O empreendimento é resultado da parceria entre a empresa vietnamita Viettel e a moçambicana SPI (Gestão e Investimento).
O seu funcionamento começou após vencer um concurso público em 2010 para operar como empresa de telecomunicações móveis no mercado moçambicano. A operadora começou a montar a sua infra-estrutura em 2011, com 12 500 quilómetros de extensão em fibra óptica no início, e 1800 antenas de suporte a serviços em 2G e 3G. Em Julho de 2019, a empresa lançou em Maputo o serviço de 4,5G LTE, na altura o mais rápido do País.
Filipe Nyusi iniciou, no domingo (8), uma visita de trabalho de três dias ao Vietname a convite de To Lam. Durante a estadia no país asiático, foram mantidos encontros com dirigentes e empresários vietnamitas, bem como com a comunidade moçambicana ali residente.