A inclusão é o acto de garantir que cada pessoa pode trazer o seu “eu” para o trabalho e sentir-se aceite como um membro da equipa que pode dar contributos significativos – independentemente do seu género, etnia, idade, orientação sexual, deficiência ou quaisquer outros factores semelhantes.
Vai para além dos números e tem mais que ver com a forma como os trabalhadores vivem o local de trabalho. Por essa razão, é possível que uma organização seja diversificada, mas não inclusiva – por exemplo, se os empregados pertencentes a uma minoria sentirem que não são valorizados, que as suas diferenças não são aceites pela maioria ou que não conseguem contribuir da mesma forma que os seus colegas do grupo maioritário.
A inclusão descreve um sentimento entre os funcionários e uma atitude mais alargada na empresa, pelo que é mais difícil de quantificar do que algo como a diversidade, por exemplo. No entanto, isso não significa que não se deva tentar monitorizá-la.
Para medir a inclusão, siga as seguintes dicas:
Inquéritos de inclusão
A melhor forma de medir a inclusão é perguntar aos seus empregados. Eles são os únicos que podem dizer se a organização é inclusiva ou não. Para medir com precisão a situação actual e acompanhar a mudança, é melhor perguntar-lhes através de inquéritos normalizados, realizados regularmente, que avaliem as suas experiências no local de trabalho.
Rastreio da retenção
Já deve estar a acompanhar as taxas de saída dos trabalhadores da empresa, pelo que é fácil começar a analisar a questão do ponto de vista da inclusão. Será que determinados grupos de trabalhadores estão a abandonar a empresa a um ritmo mais elevado do que outros? Os problemas de inclusão podem nem sempre ser os culpados, mas é bom investigar e identificar potenciais problemas na sua organização ou cultura.
Actuar com base nos resultados
A realização de inquéritos sobre a inclusão e o facto de não se proceder a alterações com base nas reacções pode agravar ainda mais os sentimentos de exclusão. Por isso, certifique-se de que planeia a mudança antes mesmo de realizar os inquéritos e comunique o seu trabalho a toda a organização.
Fonte: Randstand