A NamPower, empresa pública de electricidade da Namíbia, anunciou na segunda-feira (9) que assinou um contrato com duas empresas chinesas para iniciar a construção da maior central de energia solar do país.
A Namíbia, país da África Austral, é um importador líquido de electricidade, dependendo dos vizinhos Zâmbia e África do Sul para obter energia, mas a central acrescentará 100 Megawatts (MW) à sua actual capacidade total de energia instalada de cerca de 500 MW.
“A central ajudará a estabilizar os futuros aumentos das tarifas de electricidade, apoiará o crescimento económico do país e promoverá a sustentabilidade ambiental”, afirmou Kahenge Haulofu, director-executivo da NamPower, num comunicado.
Cerca de 80% dos 1,4 mil milhões de dólares namibianos (78,33 milhões de dólares americanos) do projecto serão financiados pelo banco de desenvolvimento alemão KfW, enquanto a NamPower contribuirá com os restantes fundos do seu balanço.
As empresas de construção e engenharia China Jiangxi International Economic and Technical Cooperation Co. Ltd e Chint New Energy Development Co. Ltd evarão 18 meses para concluir a central eléctrica, sendo que as operações comerciais deverão começar no segundo trimestre de 2026.
Fonte: Reuters