A empresa estatal sul-africana de logística Transnet estabeleceu uma parceria com a empresa de gás de petróleo liquefeito (GPL) Petredec, sediada em Singapura, para criar um novo centro deste combustível em Sentrarand, na província de Gauteng (África do Sul), informou o portal de notícias Energy Capital & Power na segunda-feira, 9 de Setembro.
Com entrada em funcionamento prevista para o primeiro semestre de 2028, o projecto incluirá o primeiro sistema ferroviário dedicado ao GPL na África do Sul, um centro intermodal e uma instalação de armazenamento.
O sistema ferroviário – composto por uma carruagem de 75 vagões – funcionará três vezes por semana, transportando até 2500 toneladas de GPL do Terminal de Richards Bay, na província de KwaZulu-Natal, para Sentrarand, para distribuição, no sentido de satisfazer a crescente procura do combustível em todo o país.
“O nosso objectivo é claro: tornar as soluções de cozinha limpa, como o GPL, mais acessíveis a quem necessita delas, contribuindo assim para uma visão mais ampla da melhoria da segurança energética, da saúde pública, da acessibilidade energética e da conservação ambiental na África do Sul e não só”, declarou Jonathan Fancher, director-executivo da Petredec.
O projecto permitirá ao país africano alcançar as suas ambições de desenvolvimento, de acordo com Michelle Phillips, directora-executiva do Grupo Transnet.