Os preços do petróleo estão a desvalorizar, depois de terem registado ganhos de cerca de 1% na segunda-feira (9), com os investidores apreensivos com possíveis disrupções na produção de crude na costa sul dos EUA.
O West Texas Intermediate (WTI), de referência para os EUA, perde 0,42%, para os 68,42 dólares por barril. Já o Brent, que serve de referência para o continente europeu, recua 0,33%, para os 71,60 dólares por barril.
Uma tempestade tropical fez com que a Guarda Costeira dos Estados Unidos encerrasse todas as operações em Brownsville, no Texas, bem como uma série de outros portos de pequenas dimensões. A previsão é que a tempestade tropical se intensifique nos próximos dias e acabe por se tornar num furacão, de acordo com o Centro Nacional de Furacões norte-americano.
No entanto, os sinais de enfraquecimento da procura mundial de crude e um excesso de oferta no mercado parecem estar a eclipsar estas preocupações. O foco principal vai para a vitalidade económica da China, depois de se terem conhecido os dados da inflação do país nesta segunda-feira (9), com a deflação dos preços no produtor a piorar.