Os preços do ouro estão a negociar em ligeira baixa, numa altura em que os investidores esperam pelos dados da inflação nos EUA para realizarem novos movimentos.
O metal precioso recua, assim, 0,12% para 2503,31 dólares por onça, depois de ter avançado 0,4% na segunda-feira (9). Só este ano, e à boleia das expectativas em relação a um corte nas taxas de juro nos EUA, o ouro já valorizou mais de 20%.
A evolução do Índice dos Preços no Consumidor – conhecido como o indicador predilecto pela Reserva Federal (Fed) norte-americana para avaliar a inflação – vai ser divulgada na quarta-feira (11), e os analistas esperam que seja registado o menor crescimento desde 2021. A inflação nos EUA deve cifrar-se nos 2,5% em Agosto, mais perto da meta dos 2% definida pelo banco central.
Caso os dados se confirmem, a Fed fica com mais argumentos para proceder com um alívio da política económica mais robusto. O mercado já incorporou um corte de 25 pontos base e delibera agora sobre a possibilidade de um alívio de 50 pontos.