As bolsas asiáticas encerraram a sessão desta terça-feira (10) sem uma direcção definida, numa altura em que os investidores estão a aproveitar a desvalorização mais recente das acções nos mercados internacionais para buy the dip, ou seja, comprar mais barato.
Na China, o Hang Seng cresceu 0,4%, enquanto o Shanghai Composite percorreu o caminho contrário e terminou a sessão a desvalorizar 0,3%. O índice CSI 300, que agrega as 300 principais empresas do país asiático, aproximou-se mesmo da sua cotação de fecho mais baixa desde inícios de 2019, com os investidores cada vez mais apreensivos em relação à direcção económica do país.
Várias empresas de biotecnologia, como é o caso da Wuxi AppTec, foram fortemente pressionadas pela aprovação de um projecto de lei na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos da América, que as coloca numa lista negra de empresas consideradas adversárias estrangeiras.
Pelo resto do continente asiático, o sentimento misto manteve-se. No Japão, o Topix encerrou a crescer 0,4%, enquanto o Nasdaq 100 caiu 0,3%. Já na Coreia do Sul, o Kospi terminou a sessão a desvalorizar 0,4%.
Na Europa, a negociação de futuros do Euro Stoxx 50 aponta para uma abertura sem direcção definida, num dia em que os investidores vão virar as suas atenções para o outro lado do Atlântico, com o primeiro debate entre Kamala Harris e Donald Trump a realizar-se a dois meses das eleições presidenciais.