A BMW vai lançar o seu primeiro automóvel de produção em série com tecnologia de células de combustível de hidrogénio em 2028, no âmbito de uma parceria alargada com a Toyota. O anúncio foi feito a 5 de Setembro, marcando um passo importante na estratégia de mobilidade sustentável das duas empresas.
A colaboração entre ambas as marcas centrar-se-á no desenvolvimento de um sistema de propulsão de células de combustível de “próxima geração” para utilização em automóveis de passageiros e veículos comerciais. A Toyota e a BMW irão também expandir a infra-estrutura dedicada ao hidrogénio, que tem sido um factor limitativo do sucesso dos veículos construídos com esta tecnologia.
Segundo o portal Sapo, há vários anos que a BMW tem vindo a testar protótipos do SUV iX5 com um sistema de propulsão a células de combustível de hidrogénio e a Toyota está a fornecê-las.
“O hidrogénio é a peça que faltava para completar o puzzle da mobilidade eléctrica, no qual os sistemas de propulsão eléctrica a bateria não são a solução ideal”, afirmou a BMW em comunicado.
Além de colaborarem num sistema movido a hidrogénio, a BMW e a Toyota afirmaram que irão trabalhar para reforçar o fornecimento de hidrogénio sustentável, aumentando a sua procura. O chamado hidrogénio verde é criado a partir de energias renováveis ou sustentáveis e oferece uma alternativa de emissões zero. Apesar das suas vantagens, ainda não atingiu uma escala significativa.