Em breve, poderá ser possível ter uma conversa de voz com uma Inteligência Artificial (IA) no WhatsApp, segundo informações do WABetaInfo. A publicação afirma ter encontrado trechos de código que indicam que a app terá um botão flutuante na lista de chat para iniciar conversas com a Meta AI, uma espécie de ChatGPT desenvolvida pela dona do WhatsApp.
Ao tocar no botão, a Meta AI funcionaria em modo “mãos livres”, ou seja, permaneceria constantemente activa, ouvindo o usuário e respondendo às suas perguntas sem que ele precisasse tocar no telemóvel a cada interacção.
Para desactivar a escuta contínua, basta tocar novamente no botão Meta AI para terminar a conversa com a ferramenta ou mudar para o modo de conversação por texto.
Ainda não está claro quais os comandos de voz que estarão disponíveis para o utilizador, mas considerando que se trata de uma IA conversacional generativa, é provável, de acordo com o Canaltech, que seja possível usar o mensageiro para fazer perguntas, solicitar melhorias em textos, criar códigos e muito mais. O que ainda não se sabe é se será possível pedir à Meta AI para compor uma mensagem de texto e enviá-la directamente para um contacto específico via WhatsApp, por exemplo.
Além disso, o recurso deve permitir que os usuários personalizem a voz da Meta AI de alguma forma, tornando a assistente mais amigável. Trechos de código que indicam a adição desses recursos foram encontrados na versão 2.24.18.18 do WhatsApp Beta, disponível na Play Store da Google. Espera-se, portanto, que o chat de voz com a Meta AI chegue primeiro ao Android.
Ainda não há previsão de quando esses novos recursos estarão disponíveis na versão estável do WhatsApp, que é a versão instalada na maioria dos smartphones.