Os governos de Moçambique e Tanzânia revelaram que estão a desenhar um projecto para a introdução dos serviços de cabotagem nos portos dos dois países, sem avançar datas definitivas. O Presidente da República, Filipe Nyusi, explicou que o objectivo é dinamizar o comércio e facilitar o transporte de carga.
Citado pelo O País, o governante afirmou que os serviços serão instalados nos portos de Dar-Es-Salam, Zanzibar e Mtwara do lado tanzaniano, Mocímboa da Praia, Pemba, Nacala e Quelimane no território moçambicano.
Intervindo durante um encontro com o presidente do arquipélago de Zanzibar, Hussein Ali Mwinyi, o chefe do Estado disse que as partes acordaram também que, futuramente, os serviços de cabotagem poderão ser estendidos para os Portos da Beira e Maputo.
Por sua vez, Mwinyi reiterou o compromisso “inabalável” de continuar a trabalhar, para fortalecer os laços em prol do desenvolvimento e benefício mútuo dos dois países e povos.
Zanzibar é uma região semi-autónoma insular que se uniu à Tanganica em 1964 para formar a República Unida da Tanzânia. Moçambique e Tanzânia já cooperam em áreas como agricultura, transporte, turismo, energia, defesa e segurança.
Dados oficiais indicam que, em 2023, o comércio entre as duas nações atingiu 3,6 mil milhões de meticais (57,8 milhões de dólares).