O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, assinalou este sábado, 7 de Setembro, que o País pretende reforçar as relações de cooperação com o Governo de Zanzibar, um arquipélago autónomo da Tanzânia, apontando o comércio e turismo como áreas de grande potencial.
“É importante explorar o potencial de cooperação que Moçambique e Zanzibar têm em áreas como o comércio, turismo e cabotagem”, disse Nyusi.
O chefe de Estado moçambicano falava num encontro com o presidente do arquipélago de Zanzibar, Hussein Ali Mwinyi, no âmbito da sua visita a Moçambique.
De acordo com a Lusa, o presidente moçambicano salientou que a localização costeira e o potencial de construção de infra-estruturas portuárias favorecem também as possibilidades de relações económicas com aquela região insular, que faz parte da Tanzânia.
Hussein Ali Mwinyi manifestou ainda a importância de reforçar a cooperação com Moçambique, com vista a tirar o máximo proveito dos recursos naturais disponíveis para ambas as partes.
“Queremos manifestar a nossa abertura para trabalhar em áreas como o comércio, o turismo, a agricultura e a defesa e segurança”, acrescentou.
Mwinyi enalteceu ainda o empenho de Filipe Nyusi na procura e consolidação da paz em Moçambique.