O Banco Mundial alocou 38 milhões de meticais para o projecto de Transformação Urbana de Maputo (PTUM), que inclui intervenções na avenida Fernão Magalhães e a reabilitação do troço da avenida Albert Lithuli, entre o Clube Ferroviário e a avenida 25 de Setembro.
Segundo uma publicação do jornal notícias, as obras visam melhorar a transitabilidade e evitar congestionamentos, especialmente em corredores de transporte público.
As intervenções incluem a construção de um colector de águas pluviais para evitar inundações em épocas chuvosas. Para tal, uma equipa de fiscalização foi destacada para garantir a qualidade das obras e evitar custos recorrentes com reparações futuras.
“Estas obras vão facilitar, de forma significativa, o trânsito e reduzir os congestionamentos nas horas de ponta. É necessário, porém, estender estas melhorias a outras vias em condições críticas”, explicou o vereador de Infra-estruturas e Salubridade, Kão Munguambe.
Munguambe esclareceu igualmente que há recursos financeiros e humanos, equipamentos e material de trabalho para realizar paulatinamente mais obras na capital do País, e alertou para a possibilidade de interdição temporária de algumas vias durante as obras, com sinalização a ser colocada para orientar os condutores a utilizarem rotas alternativas.