O Ministério das Relações Exteriores do Vietname anunciou que o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, vai efectuar na próxima semana uma visita de trabalho àquele país, com vista a intensificar as relações bilaterais e de cooperação entre as duas nações.
De acordo com uma informação divulgada pelo Club of Mozambique, o convite foi formulado pelo Presidente vietnamita, To Lam, recordando que os dois países possuem relações diplomáticas desde 1975 e que já assinaram vários acordos nos sectores da economia, comércio, investimento, agricultura, pesca, ciência e tecnologia, telecomunicações, saúde, educação e treinamento, cultura, segurança e defesa, finanças.
“Ao longo dos anos, as relações tradicionais de amizade e cooperação entre os dois países desenvolveram-se positivamente por meio de inúmeras visitas de alto nível entre os seus líderes”, acrescentou.
Recentemente, os dois estados organizaram a quarta reunião do Comité Intergovernamental Vietname-Moçambique, onde foram revistadas e delineadas novas direcções para cooperação, sobretudo nos campos da Defesa e Segurança.
De acordo com dados disponíveis, em 2022, o comércio bilateral entre ambos os países atingiu mais de 177 milhões de dólares, um aumento de 16% em relação ao valor do ano anterior. O Vietname exporta arroz, produtos têxteis, máquinas e equipamentos, enquanto importa castanhas de caju, madeira e carvão de Moçambique.