O distrito de Tsangano, localizado no norte da província de Tete, produziu, na presente campanha agrícola, 3500 toneladas de trigo. A produção ocorreu numa área de 1873 hectares, aproveitando as condições agroecológicas favoráveis da região, informou a Rádio Moçambique (RM).
Segundo o director dos serviços distritais das actividades económicas de Tsangano, Evans Trindade, o volume de trigo produzido representa um aumento expressivo de 74% em relação à campanha agrícola anterior. Esse crescimento é um marco para a região, que se tem destacado no cenário agrícola local como o principal distrito de Tete com condições ideais para a produção desse cereal.
Apesar do aumento significativo na colheita, Trindade destacou um problema persistente: “a maior parte do trigo produzido no distrito continua a ser escoada para o vizinho Maláui”. A razão apontada para esse cenário é a falta de intervenientes comerciais no mercado local, o que dificulta a venda do cereal dentro de Moçambique.
“Infelizmente, esta falta de comercialização interna faz com que grande parte da produção de trigo não seja aproveitada para o desenvolvimento económico do distrito”, explicou.
Devido a essa realidade, a maioria dos agricultores que se dedicam ao cultivo do trigo em Tsangano fazem-no principalmente para subsistência, não conseguindo explorar plenamente o potencial económico que a produção em larga escala poderia proporcionar.
“A falta de compradores locais acaba por ser um factor limitante para transformar a produção numa actividade comercial lucrativa para as famílias envolvidas”, afirmou Trindade.
Tsangano é o único distrito da província de Tete com condições agroecológicas apropriadas para a produção de trigo, caracterizado por solos profundos, bem drenados e distribuídos em relevos suave-ondulados a ondulados, características que favorecem a mecanização agrícola.