A empresa estatal de fornecimento de energia da Zâmbia, ZESCO, e a Power China – empresa pública de engenharia e construção civil – assinaram vários acordos em Pequim (China), na quarta-feira (4), para minimizar a actual crise de electricidade no país da África Subsaariana.
O Presidente da Zâmbia, Hakainde Hichilema, que testemunhou os acordos, espera que haja um futuro energético sustentável para o país. “Estamos plenamente conscientes dos impactos negativos da insegurança energética na nossa economia, daí a nossa determinação em encontrar uma solução duradoura”, afirmou, citado pelo Lusaka Times.
O governante referiu que a actual seca expôs ainda mais a vulnerabilidade do país em termos de dependência da electricidade, sublinhando que o país está determinado a abandonar a dependência da energia hidroeléctrica e optar pela energia solar.
Os acordos assinados incluem a cooperação estrutural para o fornecimento, entrega e instalação de sistemas solares em telhados em toda a Zâmbia, engenheiros, aquisição e construção de centrais fotovoltaicas.
Fonte: E-Global