A União Europeia (UE) e Angola lançaram o Acordo de Facilitação do Investimento Sustentável UE-Angola (SIFA), que visa promover o financiamento europeu sustentável nos sectores da energia verde, da agricultura e dos minerais críticos do país.
Destinado a diversificar a economia angolana para além dos combustíveis fósseis, o SIFA centrar-se-á no aumento da transparência dos regulamentos em matéria de investimento, na promoção da utilização da administração pública electrónica para simplificar os processos e no reforço da participação das partes interessadas para melhorar o ambiente empresarial da nação.
Integrado no pacote de investimento mais vasto UE-África Global Gateway, que visa aprofundar os laços económicos entre África e Europa, o acordo está também alinhado com os compromissos ambientais e climáticos, o investimento sustentável e a integração da Governança Ambiental, Social e Corporativa – uma abordagem que avalia como uma corporação incorpora no seu processo de tomada de decisão aspectos sociais, ambientais e de governança.
O SIFA também garantirá que o clima empresarial em Angola seja benéfico para as pequenas e médias empresas e defenderá o respeito pelos direitos laborais no país.
Um comité composto por representantes da UE e de Angola supervisionará a aplicação do acordo, procurando simultaneamente formas de aumentar as relações de investimento entre o país e as empresas europeias.
Fonte: Energy Capital & Power