A Hyundai e a Kia apresentaram três inovações tecnológicas para melhorar o conforto e a autonomia dos seus veículos eléctricos. As inovações visam melhorar a eficiência dos sistemas de ar condicionado dos veículos, um desafio importante para o sector automóvel, especialmente no segmento eléctrico. A promessa é aumentar a autonomia do veículo, melhorando a eficiência do sistema de arrefecimento interno.
A primeira delas é uma “película de nano-refrigeração” para vidros. Esta, ao contrário dos vidros fumados normais, não só bloqueia a entrada do calor solar, como também facilita a dissipação do calor interno, facilitando o arrefecimento em ambos os sentidos.
A película é composta por três camadas: uma responsável pela expulsão da radiação infravermelha para o exterior e as outras duas responsáveis pela reflexão da radiação externa. Em testes, o revestimento mostrou-se capaz de reduzir a temperatura da cabine em mais de 12 °C.
Para o Inverno, as marcas apresentaram o “Radiant Heating System”. O dispositivo, que deve ser instalado no assoalho do veículo, emite calor directamente para as pernas do passageiro, aumentando a sensação de conforto em ambientes frios.
A tecnologia é capaz de aquecer a parte inferior do corpo dos ocupantes em apenas três minutos e, em conjunto com o sistema de aquecimento do próprio veículo, atinge a temperatura desejada mais rapidamente, economizando até 17% mais energia, de acordo com testes realizados.
O sistema é capaz de atingir 110 °C e é revestido por um tecido que emite raios infravermelhos. Um sensor integrado baixa a temperatura do dispositivo imediatamente após a detecção do contacto físico, garantindo a segurança.
A terceira inovação abrange os dois lados da moeda: calor e frio, e é um vidro revestido de metal para pára-brisas e janelas.
A temperaturas de -18°C, o sistema de 48 volts descongela o gelo dos vidros em apenas cinco minutos, ultrapassando os sistemas actuais em termos de eficácia. No calor, o revestimento é capaz de bloquear mais de 60% da energia solar, reduzindo consideravelmente a carga sobre o sistema de arrefecimento do veículo.
Alinhadas, estas tecnologias deverão aliviar – e muito – o sistema de arrefecimento dos veículos, reduzindo o consumo de energia das baterias para arrefecer ou aquecer o interior dos automóveis, representando um importante passo em frente na melhoria da eficiência dos sistemas de controlo da climatização.
O grupo Kia-Hyundai anunciou que as inovações serão integradas em breve nos seus próximos modelos.