O Presidente da República, Filipe Nyusi, afirmou que a visita à República Popular da China superou as “expectativas”, por ter permitido a mobilização de 28 milhões de dólares em forma de donativo para Moçambique.
Intervindo durante uma conferência de imprensa de balanço da visita de seis dias efectuada ao país asiático, o estadista destacou que a maior parte da verba será destinada para o sector da Defesa e Segurança e da saúde, prevendo para breve a conclusão das obras de construção do centro cirúrgico.
“A visita superou as expectativas. Mobilizámos mais recursos e vontade de cooperar rumo à modernização e assegurámos apoio para sectores importantes para a dinamização da economia”, justificou.
Nyusi sublinhou que foram assinados dois memorandos, sendo um sobre a exportação da macadâmia, castanha de caju e feijão bóer para o mercado chinês, e outro sobre a troca de experiências entre os municípios de Marracuene, em Maputo, e de Jinan, na província de Shandong.
O estadista sustentou ainda que o Governo chinês comprometeu-se a enviar donativos em produtos alimentares para assistir os deslocados e vítimas do terrorismo, bem como das mudanças climáticas.