Os principais índices europeus estão a apontar para quedas ligeiras na abertura da sessão desta quinta-feira (5), com os investidores a avaliarem dados que mostraram maior abrandamento do que o esperado do mercado laboral norte-americano.
Isto numa altura em que os investidores se têm centrado mais nas perspectivas de crescimento e possibilidade de uma recessão nos Estados Unidos, em comparação com a evolução da inflação.
Os futuros sobre o Euro Stox 50 abrandam 0,3%.
Na Ásia, a sessão foi negativa, mesmo com uma recuperação das empresas ligada ao fabrico de chips, após a venda gerada por preocupações de elevados níveis de sobrecompra derivados do relançamento da Inteligência Artificial.
No Japão, o Nikkei tocou em mínimos de três semanas, com os investidores a optarem por activos-refúgio, o que deu força ao iene e penalizou as cotadas exportadoras do país.
Pela China, o Hang Seng, em Hong Kong, perde 0,49% e o Shanghai Composite avança 0,11%. No Japão, o Nikkei cai 1,05% e o Topix desvaloriza 0,48%. Já na Coreia do Sul, o Kospi regista um decréscimo de 0,3%.