O sector privado recebeu esta terça-feira, 3 de Setembro, um apelo urgente para investir no sector do agro-negócio, com o objectivo de fortalecer a segurança alimentar e diversificar a economia nacional.
De acordo com uma publicação da Rádio Moçambique (RM), a convocação foi feita pelo presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), Agostinho Vuma, durante a cerimónia de entrega de prémios do Concurso Nutrideal-2023.
Na ocasião, Vuma destacou que o País enfrenta uma perda anual de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) devido à desnutrição, realidade que, segundo o responsável, pede uma maior participação das empresas na luta contra a desnutrição e na promoção de soluções sustentáveis no sector agrícola.
Para além de apelar ao sector privado a investir mais na agricultura, Vuma também premiou as melhores iniciativas no campo da nutrição e desenvolvimento agrário. A empresa Quinta da Família classificou-se em primeiro lugar no concurso, com um valor de 7 mil dólares (442,4 mil meticais).
Com este prémio, o presidente da CTA reforçou a importância de tirar proveito das oportunidades de negócios existentes e impulsionar as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) no sector agrário, que são fundamentais para a diversificação da economia nacional.