A Tanzânia, a Zâmbia e a China assinaram um acordo inicial sobre um projecto ferroviário destinado a melhorar a rede de transporte intermodal ferroviário-marítimo na África Oriental, informou a imprensa estatal chinesa nesta quarta-feira (4).
O Presidente da China, Xi Jinping, testemunhou a assinatura do memorando de entendimento sobre um projecto ferroviário Tanzânia-Zâmbia com os Presidentes de ambas nações africanas, que se encontravam em Pequim a participar no Fórum de Cooperação China-África, divulgou a emissora CCTV.
“A China está disposta a aproveitar esta cimeira como uma oportunidade para fazer novos progressos na activação da ferrovia Tanzânia-Zâmbia, cooperar para melhorar a rede de transporte intermodal ferroviário-marítimo na África Oriental e transformar a Tanzânia numa zona de demonstração para aprofundar a cooperação de alta qualidade entre a faixa e a rota China-África”, declarou o governante chinês.
No início deste ano, o Banco Mundial aprovou um financiamento de 270 milhões de dólares para ajudar a melhorar a conectividade entre os vizinhos Tanzânia e Zâmbia e impulsionar o comércio regional. O corredor de Dar es Salaam entre os dois países, uma rota fundamental para as exportações de cobre da região de Copperbelt, na África Central, é servido pela Autoridade Ferroviária Tanzânia-Zâmbia (TAZARA).
A ligação oferece uma alternativa para contornar os estrangulamentos logísticos na África do Sul que têm impedido as exportações de cobre e cobalto da Zâmbia e da República Democrática do Congo.
Fonte: Reuters