A Solarise Africa, um fornecedor de energia como serviço para empresas em África, anunciou um acordo de financiamento com a Mergence Investment Managers, que resultou num investimento de 8,9 milhões de dólares.
A PSG Capital (empresa africana de consultoria em finanças empresariais) foi a principal consultora e organizadora da transacção.
A capacidade da empresa para aumentar o seu perfil no sector e acelerar a adopção de energias renováveis será melhorada através da introdução de financiamento local e de uma facilidade de financiamento inicial.
Jan Albert Valk, co-fundador e director-executivo da Solarise Africa, expressou o seu entusiasmo pela parceria, afirmando que “apesar de um recente declínio na adopção de energia solar residencial em 2024, em grande parte devido a uma redução nos cortes de carga, o mercado solar à escala comercial e industrial (C&I) na África do Sul continua a prosperar”.
As empresas continuam a investir em soluções de energia renovável não apenas para se protegerem contra uma rede não confiável, mas também para reduzir os custos de electricidade e demonstrar um compromisso com a sustentabilidade e a acção climática.
O significado estratégico do negócio foi discutido pelo director da PSG Capital, Khaya Hlophe-Kunene, que afirmou: “Estamos orgulhosos de ter desempenhado um papel na facilitação desta parceria, que se alinha com nosso foco no apoio a soluções de energia inovadoras na África do Sul e no resto do continente africano”.
A implementação de soluções de energia renovável à C&I em toda a África do Sul será substancialmente apoiada por este financiamento.
Fonte: Further Africa