A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) anunciou que o ex-ministro português dos Negócios Estrangeiros, João Cravinho, vai liderar a Missão de Observação Eleitoral (MOE-CPLP) nas eleições em Moçambique, marcadas para 9 de Outubro. A nomeação foi revelada pelo secretário executivo da CPLP, Zacarias da Costa, segundo informou a Lusa.
De acordo com Zacarias da Costa, a escolha de João Cravinho para chefiar a missão deve-se à escassez de liderança portuguesa em missões anteriores da CPLP, além do perfil adequado e da aceitação que Cravinho goza entre os membros da organização. “Por todas estas razões, porque é uma pessoa conhecida e aceite por todos”, destacou o secretário executivo.
A missão de observação contará com cerca de 20 integrantes, incluindo representantes dos parlamentos dos nove Estados membros da CPLP. A equipe estará em Maputo de 5 a 12 de Outubro, antecedida por uma equipe avançada do secretariado executivo que chega ao País a 2 de Outubro.
As eleições presidenciais em Moçambique coincidem com as legislativas, além das eleições para governadores e membros das assembleias provinciais. Na corrida presidencial, estão os candidatos Daniel Chapo representando a Frelimo, Ossufo Momade a Renamo, Lutero Simango o MDM e Venâncio Mondlane que concorre de forma independente.
Além de Moçambique, a CPLP é composta por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.