A TotalEnergies pretende investir 444 milhões de dólares numa nova empresa comum com a Adani Green Energy Ltd. para desenvolver projectos solares na Índia, expandindo a sua cooperação com o bilionário Gautam Adani. A Adani Green, que é detida em 19,75% pela Total, ficará com a outra metade do empreendimento.
A Adani Green Energy Limited (AGEL) é o maior parceiro de soluções de energia renovável da Índia e líder mundial, permitindo a transição para a energia limpa.
O acordo previsto aumentará a presença da empresa francesa no mercado da energia em rápido crescimento da Índia, permitindo simultaneamente à AGEL desenvolver novos projectos de energias renováveis, sendo que esta está já a construir o maior parque de energias renováveis do mundo, um projecto de 30 gigawatts, na região de Khavda, no estado de Gujarat, na parte ocidental do país.
A nova empresa comum irá albergar uma carteira de projectos solares de 1150 megawatts. Os pormenores da transacção estão a ser discutidos e sujeitos às aprovações e condições habituais, segundo a Adani.
No ano passado, a TotalEnergies investiu 300 milhões de dólares numa empresa comum com a Adani Green que está a desenvolver activos eólicos e solares na Índia. A empresa francesa concordou em comprar uma participação na Adani Green e uma participação em activos solares por 2,5 mil milhões de dólares em 2021.
Fonte: Energy Connects