A Audi revelou a nova geração do Q5, transformando o design exterior e apostando numa renovada gama de motores “mild hybrid” a gasolina e diesel, sempre em conjunto com uma caixa de dupla embraiagem de sete velocidades e complementados por um sistema de tracção integral quattro. O lançamento está previsto para Março do próximo ano.
O SUV tem por base a plataforma PPC e no lançamento contará com o motor 2.0 TFSI de quatro cilindros para a versão de entrada, com 204 cv e 340 Nm. A oferta diesel é composta pelo 2.0 TDI turbo de quatro cilindros com 204 cv e 400 Nm. Acima destes está o SQ5 com um bloco 3.0 TFSI V6 turbo com 367 cv e 550 Nm. Todos eles têm uma bateria de 1,7 kWh que alimenta um motor eléctrico com 24 cv e 230 Nm. A nova base permite a inclusão de uma suspensão e direcção renovadas, o que permite aumentar o conforto face ao seu antecessor, segundo a Audi. Os amortecedores Frequency Selective Dampers são de série, embora a suspensão pneumática adaptativa esteja disponível como opção. O SQ5, por outro lado, beneficia de uma afinação mais desportiva.
No interior, o SUV (o actual best-seller da marca alemã) tem uma nova configuração, em linha com as mais recentes propostas da marca das quatro anéis. O painel de instrumentos curvo inclui a nova instrumentação digital de 11,9 polegadas e o ecrã central que projecta o sistema de infoentretenimento de 14,5” (que opera com o sistema operativo Android Automotive e inclui aplicações como o YouTube), além de um ecrã de 10,9” para o passageiro da frente, em opção. O volante de fundo plano é de série, e, nesta geração, não existem comandos físicos para o ar condicionado. O HUD é opcional.
De acordo com o fabricante, o novo Q5 está mais espaçoso, com os bancos traseiros com várias opções de ajuste, incluindo a possibilidade de serem removidos. O interior inclui um carregador de smartphone sem fios com função de arrefecimento, duas tomadas USB-C à frente e outras duas atrás – estas últimas podem carregar até 100 watts (o suficiente para um portátil).
Visualmente, o Q5 vem com faróis traseiros OLED digitais de segunda geração, capazes de avisar os outros ocupantes de acidentes ou avarias, por exemplo, mas também inclui faróis Matrix LED com oito assinaturas de luzes diurnas configuráveis.
Fonte: Auto Drive