A União Europeia (UE), através da estratégia Global Gateway, anunciou o lançamento de um concurso destinado a fortalecer as competências de investimento nos países da África Subsaariana, incluindo Moçambique.
De acordo com um documento partilhado com o DE, o convite à apresentação de propostas será oficialmente aberto no próximo dia 6 de Setembro, sendo que a iniciativa visa financiar projectos que alinhem as competências locais com as oportunidades emergentes de emprego, resultantes dos investimentos estratégicos do Global Gateway na região.
Designada “Competências Orientadas para as Oportunidades: Educação e Formação Vocacional (EFV) em África”, a iniciativa é aberta a todos os sectores que possuam um alto padrão de crescimento, sendo que os projectos seleccionados terão acesso a financiamentos que variam entre 1 a 2 milhões de euros.
“As propostas devem demonstrar uma abordagem prática e orientada para o mercado, respondendo directamente às necessidades de emprego criadas pelos investimentos da União Europeia. Serão privilegiados projectos que promovam a cooperação estreita com o sector privado, tanto da UE, como a nível local, e que abordem lacunas críticas de competências, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e inclusivo das cadeias de valor”, esclareceu a nota.
Segundo a informação, um dos pilares prioritários do concurso é o acesso a energias renováveis, podendo as candidaturas ser submetidas por consórcios ou organizações individuais que colaborem com actores locais, como empresas privadas, instituições de EFV públicas ou privadas, fundações e organizações internacionais.
As propostas devem ser apresentadas até ao dia 3 de Novembro de 2024, e os projectos aprovados terão um prazo máximo de 24 meses para serem implementados.
“Esta é uma oportunidade que vem para impulsionar a capacitação e promover o desenvolvimento sustentável em Moçambique e noutros países da África Subsaariana, através da criação de empregos e do fortalecimento das competências locais”, concluiu.
O que é o Global Gateway?
A estratégia europeia Global Gateway, lançada em 2021 pela Comissão Europeia, tem como propósito promover ligações inteligentes, limpas e seguras nos sectores digital, da energia e dos transportes, bem como reforçar os sistemas de saúde, de educação e de investigação em todo o mundo.
A mesma permite ainda enfrentar os desafios globais mais prementes, desde a luta contra as alterações climáticas, à melhoria dos sistemas de saúde e ao reforço da competitividade e da segurança das cadeias de abastecimento mundiais.