Os governos de Moçambique e Indonésia criaram uma equipa de trabalho multissectorial com o objectivo de impulsionar o desenvolvimento entre as duas nações. A task force foi lançada pelo ministro indonésio para os Assuntos Marítimos e Investimentos, Luhut Pandjaitan, e pelo ministro moçambicano dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias.
Intervindo à margem do 2.º Fórum Indonésia-África 2024, que decorre em Bali, o governante moçambicano descreveu que a força-tarefa foi materializada com base nas conversações e encontros mantidos em Agosto de 2023 pelos Presidentes Filipe Nyusi e Joko Widodo.
Zacarias, citado pelo Club of Mozambique, frisou que foram determinadas as áreas prioritárias e que merecem maior atenção, a destacar os sectores da energia, mineração, transporte, saúde, pesca e infra-estruturas.
Por seu turno, o governante indonésio esclareceu que os dois países vão colaborar no sentido de proporcionarem uma transição energética justa, apostando em fontes renováveis, com foco na inovação e no desenvolvimento dos recursos humanos.
“Pretendemos apostar na construção de centros económicos, estradas, portos marítimos e aeroportos. Estas infra-estruturas são importantes pois ajudam a melhorar a logística, as cadeias de suprimentos e a conectividade”, sustentou.
Luhut Pandjaitan afirmou que espera que a força-tarefa tenha um papel muito significativo e contribua, de facto, não apenas para fortalecer as relações bilaterais entre a Indonésia e Moçambique, mas também para o crescimento igualitário e sustentável.