O engenheiro Elton Sixpence, docente do Departamento de Tecnologias de Informação e Comunicação do Instituto Superior de Transportes e Comunicações (ISUTC), contribuiu com um artigo científico na 32.ª Conferência Internacional de Desenvolvimento de Sistemas de Informação (ISD-2024), realizada na Universidade de Gdańsk, em Sopot, Polónia.
Segundo um comunicado recebido pelo Diário Económico, o artigo, intitulado “E-Government Interoperability Enterprise Architecture: Systematic Literature Review”, faz parte do doutoramento em Engenharia Informática e Computadores que Sixpence está a realizar no Instituto Superior Técnico de Lisboa (IST).
A pesquisa tem como objectivo desenvolver soluções inovadoras para projectos de governo electrónico, utilizando ferramentas avançadas de arquitectura empresarial e engenharia informática.
No estudo, é destacada a possibilidade de tratar os cidadãos de Moçambique como uma entidade única dentro da administração pública, mesmo com a diversidade dos sistemas existentes, o que permitiria uma integração mais eficiente e centralizada dos dados.
Por exemplo, os dados de uma criança nascida num hospital poderiam ser automaticamente integrados no sistema da administração pública, facilitando a obtenção de documentos como certidão de nascimento, Bilhete de Identidade (BI), passaporte e Número Único de Identificação Tributária (NUIT). Além disso, essa integração possibilitaria a abertura de uma conta bancária sem a necessidade de apresentar documentos físicos.
O ISUTC congratulou o engenheiro Sixpence pela sua contribuição, que eleva o nome da instituição e avança significativamente a área de Engenharia Informática. Fundado em 2000, o instituto conta actualmente com 2200 estudantes, investindo continuamente na inovação e tecnologia para melhorar o processo de ensino-aprendizagem