O Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) aprovou um novo empréstimo de até mil milhões de dólares para financiar projectos de água e saneamento entre as famílias mais pobres da África do Sul, informou o banco num comunicado no sábado (31).
O empréstimo será utilizado no âmbito da Subvenção para Infra-estruturas Municipais da África do Sul, uma concessão condicional utilizada pelos municípios para reduzir os atrasos e melhorar a prestação de serviços básicos às comunidades mais pobres.
A instituição, que foi criada pelo grupo BRICS de economias emergentes em 2015, também aprovou um empréstimo de 150 milhões de dólares, equivalentes na moeda local chinesa renminbi, para o Banco de Comunicações Financial Leasing da China para um projecto de transporte de gás natural liquefeito (GNL).
O empréstimo será utilizado para adquirir pelo menos três transportadores de GNL no sentido de atender à crescente demanda por gás super-resfriado na China, bem como ajudar a fechar a lacuna entre a procura e a oferta de capacidade de transporte de GNL, lê-se no comunicado do NDB.
Fonte: Reuters