O Governo está à procura de novas parcerias estratégicas para atrair investimentos e acelerar o desenvolvimento do sector energético nacional. Para tal, o ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, está a representar o chefe do Estado, Filipe Nyusi, no 2.º Fórum Indonésia-África, que decorre esta segunda e terça-feira (2 e 3 de Setembro) em Bali, ilha do país asiático.
De acordo com uma publicação do jornal notícias, durante o fórum, o ministro deverá intervir em painéis de alto nível, apresentando as potencialidades energéticas de Moçambique e explorando oportunidades para novos investimentos.
“Uma das principais expectativas do Governo no evento é a consolidação de acordos bilaterais que possam resultar em investimentos, beneficiando, além do sector energético, áreas como o processamento de minerais, saúde, mar e pescas e transportes e comunicações”, avançou o governante.
Zacarias explicou ainda que o interesse da Indonésia no sector energético moçambicano já está materializado através da Buzi Hydrocarbons, que, em parceria com a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), avança com o programa de avaliação de gás na região de Búzi, província de Sofala.
“Este projecto é apenas uma das várias iniciativas que Moçambique espera expandir com novas parcerias no fórum”, salientou.
Com o objectivo de fortalecer a cooperação e identificar novas oportunidades de negócios, a participação moçambicana no evento é vista como um passo decisivo para garantir o influxo de capital estrangeiro, considerado essencial para o crescimento sustentável do País.
“Espera-se que no fórum sejam alcançados vários acordos com países e empresas africanas no valor de mais de 3,5 biliões de dólares”, concluiu Zacarias.