Business Intelligence (BI) é um termo abrangente que inclui os processos e métodos de colecta, armazenamento e análise de dados das operações ou actividades de uma empresa para optimizar o seu desempenho.
O BI utiliza tecnologias e técnicas avançadas para analisar dados históricos e actuais e apresentar os resultados em formatos visuais intuitivos.
A aplicação do Business Intelligence é importante porque permite que os gestores tomem decisões baseadas em evidências.
Acredite ou não, ainda existem empresários que se guiam pelo seu instinto. Por outras palavras, tomam decisões com base em intuições, que nem sempre produzem os resultados esperados.
Com o Business Intelligence, as decisões são tomadas com base em dados numéricos precisos. Isto significa que as hipóteses de prever e até manipular situações a favor da empresa são muito maiores do que noutros casos.
Depois de organizar, analisar e partilhar os dados da empresa, o gestor poderá comparar situações passadas e presentes para definir objectivos futuros de forma mais assertiva.
Ou seja, o Business Intelligence é importante na hora de planear! Objectivos de curto, médio ou longo prazo, metas, posicionamento de mercado e outras situações podem ser estruturadas através deste conceito.
O Business Intelligence também proporciona uma análise geral do desempenho da empresa. Aqui, o gestor já poderá criar novas ideias, definir novas estratégias e assim por diante.
Fonte: Mais Retorno