A Fundação Aga Khan, uma das mais antigas organizações não-governamentais a operar em Cabo Delgado, suspendeu todos os projectos de desenvolvimento que estavam a ser implementados nos distritos considerados de alto risco devido aos ataques terroristas. A decisão, confirmada pelo director nacional da Fundação, Augusto Momade, afecta várias iniciativas em áreas inseguras da província, tal como informou o jornal O País.
Para evitar encerrar totalmente as suas operações, a Fundação Aga Khan mantém-se activa apenas em zonas consideradas seguras, onde continua a implementar o projecto Agrovida, financiado pelo Reino dos Países Baixos. Este projecto está a ser realizado em Balama, Namuno, Montepuez, Chiúre, Ancuabe, Metuge, Mecufi e na cidade de Pemba, oito dos dezassete distritos de Cabo Delgado que actualmente são considerados de baixo risco de ataques terroristas.
A Fundação Aga Khan, parte da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento, trabalha em 30 países e coordena cerca de mil programas e instituições. Em Moçambique, emprega 1700 pessoas, das quais 95% são moçambicanos. O seu orçamento global anual para actividades de desenvolvimento sem fins lucrativos é de cerca de mil milhões de dólares (aproximadamente 63,2 mil milhões de meticais).
A Rede explica que o Fundo Aga Khan para o Desenvolvimento Económico gera receitas anuais de 4,5 mil milhões de dólares (cerca de 284,6 mil milhões de meticais), que são reinvestidas na totalidade em actividades de desenvolvimento, principalmente em regiões frágeis, remotas ou de pós-conflito, como Moçambique.
Sobre o Projecto Agrovida
O projecto Agrovida tem como principal objectivo proporcionar às famílias condições para que produzam parte da sua alimentação, garantindo a subsistência familiar de maneira digna e melhorando a qualidade de vida da população. Além disso, o projecto visa atender às demandas da política de assistência social, mobilizando, capacitando, consciencializando e estimulando o pensamento e o trabalho colectivo, de modo que torne a população beneficiada mais independente e capacitada.