O primeiro-ministro, Adriano Maleiane, afirmou que o fortalecimento da indústria transformadora no País tem sido fundamental para reduzir as importações e estimular o crescimento económico. A declaração foi feita durante o discurso de encerramento da 59.ª Feira Internacional de Maputo (FACIM), realizada esta semana em Maputo.
De acordo com a Lusa, Maleiane destacou que o aumento da produção local, com a incorporação de matéria-prima nacional, contribui significativamente para a redução das importações, além de criar mais empregos e gerar renda para a população, especialmente entre os jovens e mulheres. “A qualidade e diversidade dos serviços e bens exibidos nesta edição da FACIM demonstram que estamos a trilhar o caminho certo rumo à industrialização do nosso país”, afirmou o primeiro-ministro.
Segundo o governante, a capacidade de transformar matérias-primas e produzir bens e equipamentos em Moçambique impulsiona o desenvolvimento social e económico do País. “Encorajamos os expositores nacionais, sobretudo as micro, pequenas e médias empresas, a continuarem a melhorar os processos produtivos, apostando na inovação, novas tecnologias e certificação, no âmbito do processo de industrialização e diversificação da economia do nosso País”, disse.
Maleiane também elogiou a resiliência e o empreendedorismo dos empresários nacionais, destacando o esforço em aumentar a produção e diversificar os serviços e bens produzidos localmente. O primeiro-ministro sublinhou que este progresso é evidenciado pela quantidade e qualidade dos produtos processados no País, incluindo aspectos como embalagens atrativas e certificação, que facilitam a entrada dos bens moçambicanos em mercados internacionais.
A 59.ª edição da FACIM contou com a participação de 26 países e 3 mil expositores, dos quais 2 mil eram empresas moçambicanas e 750 estrangeiras, segundo dados do Ministério da Indústria e Comércio. Cerca de 65 mil pessoas visitaram a feira, que também ofereceu seminários temáticos e fóruns de negócios para a apresentação de oportunidades em diversos sectores económicos.
Com o lema “Industrialização: Inovação e Diversificação da Economia Nacional”, a FACIM 2024 reafirmou o compromisso do Governo em promover a industrialização como caminho para o desenvolvimento económico e social do País.