O pêssego traz muitos benefícios para a saúde, da pele ao estômago, passando pela elevada concentração de vitaminas.
Típicos do Verão, os pêssegos têm várias espécies, todas saborosas e bastante doces, quando consumidos maduros. Além disso, têm vários benefícios quando consumidos na sua época alta.
O pêssego é uma das frutas mais ricas em vitamina A, contendo também importantes quantidades de vitamina C e B. É também uma boa fonte de ferro, potássio, fósforo e magnésio. Já as nectarinas fornecem o dobro de vitamina A, e ligeiramente mais vitamina C, além de serem uma fonte mais rica de potássio.
Esta fruta tem também uma boa presença de fibra, o que é excelente para os intestinos. No entanto, o consumo de pêssegos ajuda também nos problemas de estômago, condição em que se deve consumir cozido ou em puré.
O pêssego também tem uma função hidratante, reparadora e calmante da pele, devido à presença de vitamina A e C. Podemos usar uma pasta de pêssego como máscara para nutrir e equilibrar a pele do rosto, por exemplo.
E sabia que todas as componentes do pessegueiro podem ser utilizadas, desde as folhas às sementes do fruto? A infusão das folhas e sementes de pêssego têm um efeito calmante enquanto as flores de pessegueiro podem ser usadas como laxante suave ou para ajudar a eliminar lombrigas.
Existem muitas formas de comer pêssegos para além da fruta fresca. Saladas, tartes, caldas, cremes ou recheios são apenas algumas ideias para utilizar este fruto tão doce e saboroso.
Fonte: Sapo