No Inverno, o vinho ganha ainda mais destaque, tornando-se a bebida perfeita para aquecer as noites frias. Não é preciso um motivo especial para apreciar uma taça da bebida, mas o charme das baixas temperaturas eleva a experiência de degustar um bom rótulo.
Além do prazer sensorial, o vinho harmoniza perfeitamente com pratos típicos da estação, traz benefícios para a saúde e ainda oferece aquela reconfortante sensação de aquecimento. O site Minha BC Imóveis revelou três razões irresistíveis para beber um vinho durante o Inverno.
Harmoniza com pratos típicos do Inverno
O vinho é a bebida principal nas combinações gastronómicas de Inverno. Pizzas vão bem com vinhos de estrutura média – Tempranillos, Shiraz e Carmenères são óptimas opções. O fondue de queijo pede tintos como o Merlot. No churrasco, cada tipo de carne combina bem com um vinho diferente: carne bovina com Merlot e bife do lombo com Tannats, por exemplo.
Traz benefícios para a saúde
Consumido correctamente e na quantidade certa, o vinho tem benefícios comprovados para a saúde. De acordo com os inúmeros estudos que estão a ser realizados actualmente, beber vinho pode ajudar o sistema imunitário, melhorar a saúde do coração, ajudar na aptidão física e melhorar a qualidade de vida, não só pelo sabor e prazer que sentimos quando o provamos, mas também pelos benefícios.
Aquece
O vinho, como qualquer bebida alcoólica, actua como um vasodilatador, ou seja, aumenta o diâmetro dos vasos sanguíneos, fazendo com que o sangue flua mais facilmente pelas artérias, provocando o aquecimento da periferia do corpo, o que gera a sensação de calor.