O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos no segundo trimestre foi revisto em alta para 3% em ritmo anualizado, contra 2,8% na estimativa inicial, indicou esta quinta-feira, 29 de Agosto, o Departamento do Comércio.
Nos primeiros três meses do ano, a economia norte-americana tinha registado um crescimento de 1,4%.
“Esta actualização reflecte principalmente uma revisão em alta dos gastos dos consumidores”, afirmou o Departamento do Comércio.
O aumento do PIB dos Estados Unidos entre Abril e Junho foi impulsionado pelo consumo e pelo investimento.
No entanto, o receio de uma desaceleração da economia norte-americana nos próximos meses está a ressurgir, numa altura em que as taxas de juro continuam muito elevadas, o que se reflecte na actividade económica e no emprego.
A taxa de desemprego subiu para 4,3% em Julho e a criação de emprego em 2023 e no início de 2024 foi revista em baixa.
O banco central norte-americano já assinalou que deve cortar as taxas de juro na sua próxima reunião, nos dias 17 e 18 de Setembro.
Fonte: Notícias ao minuto