No âmbito da 59.ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM), o Banco Nacional de Investimentos (BNI), em parceria com a Bolsa de Valores de Moçambique (BVM) e a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), apresentou esta quinta-feira, 29 de Agosto, oportunidades de apoio financeiro ao sector empresarial, com destaque para a indústria transformadora.
Segundo um comunicado publicado pela CTA, o BNI anunciou a disponibilidade de mais de 3,1 mil milhões de meticais (50 milhões de dólares) para apoio ao sector empresarial, montante este que resulta da mobilização de vários parceiros estratégicos como a Agência de Desenvolvimento do Vale de Zambeze, Afreximbank, Fundo FK – Khalifa, entre outros. Neste pacote, está disponível uma linha para apoiar empresas exportadoras.
“Para além de disponibilizar linhas de financiamento, o BNI oferece também assistência técnica para estruturação de projectos no sentido de melhorar a sua viabilização financeira. Actualmente, o financiamento à indústria transformadora representa 35% da carteira do BNI, cifra acima da média do mercado bancário nacional, que se situa abaixo dos 15%”, lê-se no comunicado.
Na ocasião, a CTA defendeu uma maior utilização dos recursos a favor do sector empresarial e, para o efeito, irá trabalhar com o BNI na divulgação dos pacotes de financiamento e mobilização de projectos.
A FACIM está a decorrer no Centro Internacional de Feiras e Exposições de Ricatla, localizado no distrito de Marracuene, província de Maputo, desde o dia 26 de Agosto até 1 de Setembro, tendo como tema “Industrialização: Inovação e Diversificação da Economia Nacional”.
Para este ano, foram atraídos 2300 nacionais e 650 estrangeiros provenientes de 25 países de todo o mundo, distribuídos por mais de dez pavilhões e espaços livres, sendo que estão também convidados todos os sectores económicos, associações, empresas públicas e privadas.
A feira constitui uma plataforma para intercâmbio e cooperação e terá um conjunto de actividades que incluem exposições, seminários, sessões de promoção e bolsas de contacto.