Business Intelligence (BI) é um conceito adoptado pelas grandes empresas, em que toda e qualquer decisão de negócio é tomada com base na análise de dados numéricos – a tradução literal é Inteligência Empresarial.
Algumas pessoas podem entender “negócio” como acordos comerciais ou situações relacionadas. No entanto, o conceito de Business Intelligence estende-se a todos os sectores de uma empresa. Por outras palavras, a análise de dados numéricos pode influenciar a tomada de medidas nos sectores financeiro, operacional, marketing, recursos humanos e comercial, entre outros.
Como funciona o Business Intelligence?
Os principais pilares que sustentam o conceito de Business Intelligence são os dados e as decisões. Perceba que os primeiros são essenciais para os segundos.
No que diz respeito aos dados, estes precisam de passar por três fases antes de estarem prontos para apoiar a tomada de decisões. São elas:
Recolha e organização
É aqui que tudo começa. Através de um software especializado nesta função, o gestor de uma empresa deve recolher e organizar os dados relativos a todos os nichos da empresa.
Normalmente, os dados referem-se a vendas, custos, investimentos, despesas, retornos, previsões, entre outros.
É importante que todas estas informações tenham sido inseridas correctamente no sistema, para que, ao serem agrupadas, o gestor consiga visualizar os dados sem dificuldades. Ou seja, de forma clara, prática e eficiente!
Análise
Esta análise envolve a comparação dos dados obtidos e a elaboração de relatórios, de modo que a informação sobre os sectores da empresa se torne quase “tangível”, por ser tão visível.
Por outras palavras, esta análise facilita a compreensão das situações reais em que a empresa se encontra: se houve ou não uma melhoria num determinado sector, se houve ou não algum tipo de crescimento, o que está a correr bem e o que está a correr mal, etc.
Partilha
A última etapa a realizar com os dados da empresa é a partilha das análises obtidas.
Sim, a partilha de informação ajuda (e muito) a fortalecer a empresa!
O gestor deve reunir-se com cada equipa em particular e compartilhar os resultados das análises com os demais profissionais envolvidos no processo.
Por exemplo: a partir das comparações anteriores, percebeu-se que a equipa de marketing tem gastado muito em campanhas com pouco retorno. A equipa precisa de ter consciência disso para modificar ou melhorar as suas estratégias.
Fonte: Mais Retorno