O Porto da Beira, na província de Sofala, registou um crescimento de 122% em Julho de 2024, atingindo um volume histórico de 442 mil toneladas de mercadorias movimentadas, em comparação com as 199 mil toneladas registadas em Julho de 2023.
A informação foi avançada esta segunda-feira (26) por Miguel de Jenga, director de operações da Cornelder de Moçambique, concessionária do Porto da Beira.
De acordo com informações da Rádio Moçambique (RM), este aumento significativo deveu-se principalmente ao crescimento das importações de clínquer e milho no mercado nacional, bem como ao aumento considerável das importações de trigo, equipamentos e enxofre destinados aos países vizinhos.
No que diz respeito às exportações, o terminal registou uma diversificação geográfica, com a inclusão de três novos países na lista de destinos, destacando-se a exportação de eucalipto local e manganês proveniente da Zâmbia. O Zimbabué continua a ser o maior utilizador do Porto da Beira para exportações, com produtos como crómio, lítio, petalite e tabaco.
Nos primeiros sete meses de 2024, o terminal de carga geral do Porto da Beira registou um aumento global de 24% em relação ao mesmo período de 2023. O terminal de contentores também apresentou um crescimento robusto de 40%, manuseando 226 mil contentores em comparação com os 160 mil registados no mesmo período do ano anterior.
Miguel de Jenga sublinhou ainda que o desempenho do Porto reflecte o papel estratégico do Zimbabué no impulso das exportações e o impacto positivo deste crescimento na economia regional.