O Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas (PAM) recebeu esta quinta-feira, 22 de Agosto, uma contribuição de 1,4 milhões de dólares do Governo do Japão. Este financiamento permitirá ao PAM apoiar cerca de 26 mil pessoas afectadas pela actual seca induzida pelo fenómeno metereológico El Niño no Zimbabué.
Mais de 5,9 milhões de pessoas nas zonas rurais do país da África Austral estão em risco de insegurança alimentar entre Janeiro e Março de 2025, pico da época de escassez, o período entre a plantação e a colheita.
“O Governo do Japão e a Embaixada do Japão no Zimbabué estão muito preocupados com a insegurança alimentar no país”, declarou Shinichi Yamanaka, embaixador japonês no país africano.
“Espero que esta assistência alimentar ajude estas pessoas vulneráveis a ultrapassar a crise actual. Continuaremos a dar o nosso apoio para permitir que todos os zimbabueanos satisfaçam as suas necessidades de segurança alimentar”, anuiu.
Com esta contribuição, o PAM fornecerá cereais, leguminosas e óleo vegetal às comunidades vulneráveis das zonas mais afectadas pelas más colheitas anteriores devido à catástrofe.
Segundo Billy Mwiinga, director Nacional Adjunto do PAM no Zimbabué, “muitas famílias em todo o Zimbabué estão preocupadas com a sua próxima refeição, pelo que este financiamento adicional atempado e fundamental do Governo do Japão nos ajudará a chegar às pessoas com maior insegurança alimentar dando-lhes assistência alimentar nutritiva.”
“Estamos gratos pela parceria inabalável do Japão na nossa missão de acabar com a fome e contribuir para a construção da resiliência. Através da assistência da época baixa, o PAM apoia a Estratégia de Mitigação do Défice Alimentar do Governo do Zimbabué, que protege os indivíduos mais vulneráveis do agravamento da insegurança alimentar”, acrescentou o responsável.
Entretanto, July Moyo, ministro da Função Pública, do Trabalho e da Segurança Social, referiu que “a declaração de estado de calamidade decretada pelo Presidente Emmerson Mnangagwa sublinha a gravidade da situação de seca no Zimbabué. Apreciamos profundamente o apoio do Japão e os esforços de colaboração com o PAM para garantir que ninguém é deixado para trás durante estes tempos difíceis.”
O apoio contínuo do Governo do Japão realça a parceria forte e duradoura entre o Japão, o PAM e o Zimbabué. Nos últimos cinco anos, o país asiático prestou assistência alimentar através do PAM no valor de dez milhões de dólares, apoiando cerca de 190 mil pessoas, incluindo durante a emergência da covid-19.
Fonte: Africa.com