Os contratos de seguro ligados a fundos de investimento são vulgarmente conhecidos como Unit Linked. São do ramo vida, cujo saldo da apólice expressa-se através de unidades de conta, representativas de fundos autónomos constituídos por activos do segurador ou por unidades de participação de um ou vários fundos de investimento e cuja rendibilidade está dependente da evolução do valor desses activos.
Há várias modalidades de seguro ligadas a fundos de investimento. Por isso, é importante perceber, antes de contratar, quais são as regras do produto em causa.
O seguro pode, por exemplo, ter uma duração determinada ou indeterminada. Pode existir um período específico para a subscrição ou ser de comercialização contínua. A periodicidade das entregas também varia, existindo seguros com entregas periódicas, programadas ou extraordinárias.
Os reembolsos também podem ou não ser programados.
Outro aspecto importante diz respeito às garantias de capital ou de rendimento, já que nem todos os seguros as têm.
Todas estas informações devem constar da apólice, ou seja, do contrato. Assim, antes de avançar para a contratação de um seguro unit linked deve informar-se sobre as condições de resgate e reembolso. Deve também saber os activos que integram a carteira de investimentos (ou seja, saber em que é que o fundo vai investir) e qual a periodicidade com que terá informação sobre a evolução destes investimentos.
Fontes: Ekonomista