A saúde financeira de uma empresa é um indicador crucial da sua estabilidade a longo prazo e da sua capacidade de crescimento. A avaliação desta saúde financeira vai além da simples observação dos números no balanço: envolve uma análise aprofundada de vários indicadores financeiros que fornecem uma visão abrangente do desempenho e das perspectivas futuras da empresa.
Neste artigo, vamos explorar as principais métricas e ferramentas utilizadas para melhorar a saúde financeira de uma empresa.
Elaborar um bom planeamento financeiro
O planeamento financeiro é a espinha dorsal das finanças de uma empresa. Antes de colocar qualquer negócio em andamento, é fundamental determinar a quantidade de dinheiro necessária para mantê-lo em funcionamento. Para o conseguir, deve ter em conta os seus próprios recursos e não os empréstimos bancários.
Este planeamento tem em conta os montantes a receber, os pagamentos a efectuar e a consolidação de um bom fundo de maneio. Se for bem feito, o planeamento financeiro poupará à sua empresa muitos problemas no futuro, pois sem ele poderá estar exposto a uma série de obstáculos. Lembre-se que, com o planeamento, muitos dos imprevistos tornam-se completamente previsíveis.
É possível que, enquanto gestor, não se sinta totalmente à vontade para avaliar o negócio e definir o melhor plano a adoptar. Nesses casos, não hesite em recorrer ao apoio de uma consultoria contabilística e financeira. Lembre-se também que a adopção de um software de gestão tornará a sua empresa muito mais competitiva do que as suas concorrentes.
Criar um fundo de emergência
Há alguns aspectos que tendem a pôr em causa o volume de negócios de uma empresa. Só para citar dois desses factores, lembremos as constantes e quase imprevisíveis crises financeiras. Neste ponto, vale a pena sublinhar que elas podem arrastar-se durante vários meses. Outro aspecto importante é a queda dos lucros durante certos períodos sazonais.
Em qualquer uma das situações acima referidas, a sua empresa pode estar em dificuldades. Por isso, evite ser demasiado optimista em relação a um futuro supostamente promissor, pois ele não será sempre assim tão amigável. Seja racional e crie um fundo financeiro de emergência.
Uma forma de fazer isso é investir em fundos de renda fixa. O importante é que a sua empresa consiga, na pior das hipóteses, criar uma reserva capaz de cobrir os custos e despesas gerados por pelo menos três meses. Com isso, a empresa pode manter-se estável, enquanto a equipa procura novas soluções diante de certas turbulências.
Ampliar os investimentos nos produtos ou serviços mais rentáveis
Aprofundar o conhecimento sobre o público-alvo do seu negócio pode ser o que faltava para o tão desejado crescimento económico. O estreitamento das relações entre a empresa e os seus clientes facilita a oferta das melhores soluções. Essa proximidade fornece informações valiosas sobre os desejos de quem consome.
Ao conhecer melhor o seu público, a empresa pode dar prioridade a determinadas linhas de produtos quando lança uma campanha publicitária, por exemplo, e também estará mais atenta às mudanças de comportamento dos seus clientes.
Numa sociedade tão dinâmica como a actual, alguns interesses podem ser muito efémeros. Cabe a cada empresa saber lidar com isso da melhor forma possível.
Investir num calendário financeiro
Um calendário financeiro é uma ferramenta extremamente útil para organizar cronologicamente toda a sua estratégia financeira. Facilita a elaboração de um orçamento anual, ajudando a acompanhar de perto o desempenho actual da empresa.
A sua utilização facilita igualmente a gestão dos fluxos de tesouraria, antecipando as entradas e saídas de dinheiro e indicando os períodos de escassez. O calendário garante ainda que a empresa cumpra os seus compromissos financeiros, com o Estado ou outros agentes envolvidos, de forma atempada e eficiente.
Acompanhamento de métricas
Acompanhar os resultados, os custos e as métricas de satisfação dos clientes, por exemplo, é essencial para uma gestão mais objectiva da sua empresa. À medida que um projecto cresce, a complexidade das operações aumenta e os erros ficam mais difíceis de serem identificados.
Por isso, através da recolha constante de dados e da verificação de métricas, a sua equipa tem acesso a informação objectiva e clara que lhe pode indicar o caminho certo.
Utilize ferramentas tecnológicas
Por fim, vale a pena mencionar o uso de ferramentas tecnológicas, como softwares financeiros ou contábeis. Elas podem ajudar em diversas etapas do negócio, como a conciliação bancária, o acompanhamento do fluxo de caixa e até mesmo com prazos de pagamentos e recebimentos.
Ao escolher uma boa solução, também é possível ter relatórios claros e com informações relevantes, contendo todas as métricas que estabeleceu por considerá-las relevantes para a tomada de decisão.
Vale a pena procurar soluções reconhecidas no mercado e que tenham funcionalidades que atendam às necessidades da sua empresa. Assim, será mais fácil fazer uma boa gestão e alcançar a saúde financeira.
Fonte: Fortes Tecnologia