A Porsche acaba de lançar uma edição especial do icónico 911 Turbo para assinalar o 50.º aniversário do modelo, que fez a sua estreia em 1974. Apresentado na Monterey Car Week, nos Estados Unidos, o 911 Turbo 50 Years Edition é uma homenagem ao modelo original e será limitado a apenas 1974 unidades.
Ainda com base no 992.1, este modelo vem com a opção Heritage Package. No entanto, mesmo de série, inclui uma decoração alusiva ao concept 911 RSR Turbo de 1973, que inspirou o 911 Turbo (930) lançado no ano seguinte. A asa traseira, a parte inferior da secção traseira, as bases das capas dos espelhos retrovisores e as entradas de ar têm acabamentos em Cinzento Antracite, criando uma cor contrastante com a carroçaria.
O modelo é pintado em Turbonite, uma cor exclusiva do Turbo. Nesta versão de aniversário, este tom é também aplicado nas jantes, no tablier traseiro, na tampa do depósito de combustível, no símbolo Porsche e no logótipo Turbo 50. Existe ainda uma placa “1974-2024” na tampa do motor, acompanhada pelo logótipo turbo, que também é utilizado nas soleiras das portas.
No interior, há inspiração no movimento Zeitgeist da década de 1970, com inserções em tartan nos bancos e no forro das portas, além de acentos Turbonite nos cintos de segurança e costuras em contraste, com RaceTex perfurado a cobrir o forro do tejadilho. Para além disso, existem emblemas Turbo 50 nas soleiras das portas iluminadas e uma placa com o número da edição limitada, bem como uma versão especial do relógio.
O Heritage Design Package “50 Years Turbo”, opcional, apresenta um exterior Verde Aventurine Metallic, capot prateado e decorações da carroçaria em mate acetinado (reminiscente dos modelos clássicos de corrida). Destacam-se também as jantes Sport Classic com acabamento em branco e prateado (com o logótipo Porsche de 1964 nas porcas de fixação centrais) e o logo traseiro em dourado. No interior, há mais detalhes em couro, tartan e comandos verdes.
O motor é um 3.7 boxer biturbo de seis cilindros como os outros 911 Turbo S, com 650 cv e 590 Nm, associado a uma caixa de dupla embraiagem PDK responsável pela distribuição da potência pelas quatro rodas.
Esta edição comemorativa do 50.º aniversário vem equipada com um escape desportivo com ponteiras pretas e uma suspensão PASM que baixa a distância ao solo em 10 mm. O preço é de 332 639,00 euros (22,4 milhões de meticais).
Fonte: Auto Drive