O Executivo, através do primeiro-ministro Adriano Maleiane, lançou esta segunda-feira, 19 de Agosto, o desafio à nova PCA da empresa Aeroportos de Moçambique, Amélia Muendane, de continuar a investir na implementação de projectos e programas em curso, visando a modernização dos serviços oferecidos pela instituição.
Segundo informações do jornal notícias, o desafio foi lançado durante a cerimónia de tomada de posse de Muendane, onde Maleiane destacou como principais iniciativas a levar em consideração pela nova liderança a melhoria das infra-estruturas aeroportuárias, com o objectivo de oferecer um ambiente mais confortável e seguro para os passageiros e demais utentes.
“Precisamos de criar condições para transformar os aeroportos do País em espaços inteligentes, com serviços de alta qualidade e eficiência”, salientou o governante.
Na mesma ocasião, o primeiro-ministro enfatizou que a concretização desses objectivos dependerá do estabelecimento de parcerias estratégicas e da plena exploração do potencial já instalado na empresa.
Em Junho, a Aeroportos de Moçambique anunciou um investimento significativo na modernização dos terminais de carga em todo o País, com o intuito de adaptar-se à actual dinâmica do mercado aéreo e melhorar a competitividade.
Numa nota avançada na altura, a entidade referiu que a iniciativa incluía o lançamento de um concurso público para a contratação de uma firma especializada na execução dos trabalhos necessários.
“A modernização deverá ocorrer num contexto em que as taxas de carga praticadas no mercado nacional são vistas como um obstáculo à competitividade, ao mesmo tempo que desencorajam a capitalização do transporte aéreo na cadeia de valor da exportação e importação de produtos”, referiu.
Amélia Muendane foi nomeada PCA da Aeroportos de Moçambique pelo Conselho de Ministros na passada terça-feira, 13 de Agosto, e durante o seu mandato será responsável pela gestão de uma rede de 20 terminais aeroportuários distribuídos por todas as províncias do País.