A xAI, a empresa de Inteligência Artificial (IA) fundada por Elon Musk, lançou duas novas versões do seu chatbot de IA Grok na plataforma X (antigo Twitter).
A principal novidade dos modelos Grok-2 e Grok-2 Mini é a capacidade de gerar imagens usando Inteligência Artificial, um recurso que já está disponível na fase Beta para os assinantes dos planos Premium e Premium Plus do X/Twitter.
O Grok-2 foi desenvolvido em parceria com a Black Forest Labs, uma startup de imagem e vídeo de IA, e usa o modelo FLUX.1 AI para criar imagens a partir de comandos de texto.
De acordo com a empresa, a actualização representa um avanço significativo em comparação ao modelo anterior, o Grok-1.5. “O Grok-2 é mais intuitivo, orientado e versátil numa ampla gama de tarefas, seja na procura de respostas, na colaboração, na escrita ou na resolução de tarefas de codificação, por comparação”, lê-se no comunicado.
As novas versões do Grok estão disponíveis em Beta num separador dedicado para subscritores Premium X e serão disponibilizadas através da interface de programação de aplicativos (API) empresarial da xAI no final deste mês – o que permitirá aos programadores integrar o Grok-2 em diferentes aplicações e serviços.
Segundo o site Canaltech, os utilizadores que já experimentaram a nova função de geração de imagens relataram a criação de conteúdos controversos, incluindo imagens de figuras políticas em situações controversas. Alguns subscritores partilharam alguns destes resultados de IA na plataforma.
A ausência de restrições claras no uso da ferramenta também tem gerado preocupações sobre a possibilidade de disseminação de desinformação. A xAI ainda não divulgou se serão implementadas medidas para limitar ou identificar imagens geradas pelo Grok-2 como criações de IA.
A xAI ainda não divulgou se serão implementadas medidas para limitar ou identificar imagens geradas pelo Grok-2 como criações de IA.
Além da geração de imagens, o Grok-2 está previsto para impulsionar outros recursos de IA na plataforma X, como o aprimoramento das buscas, análise de postagens e respostas automatizadas. A empresa também planeia lançar um modo de compreensão multimodal, que integrará texto e imagens, como parte da experiência do Grok na plataforma X e na API.