A Realme, fabricante chinesa de smartphones com sede em Shenzhen, na China, acaba de apresentar uma nova tecnologia que permite carregar uma bateria a 100% em menos de cinco minutos.
Denominada SuperSonic Charge 320W, este é, segundo o portal Sapo, o sistema mais rápido do mundo, com a empresa a explicar que uma carga completa da bateria de um smartphone pode demorar apenas quatro minutos e 30 segundos. Ou seja, basta um minuto para ter 26% da carga e menos de dois minutos para obter metade da autonomia.
A tecnologia de carregamento rápido tem vindo a evoluir nos últimos anos, com as principais fabricantes a investigarem novos sistemas. Ainda no início do ano, detinha o recorde do mais rápido com o GT Neo5, capaz de carregar em dez minutos uma bateria de 4600 mAh, graças à sua velocidade de 240 W. A Xiaomi, que também tem investigado a tecnologia, lançou o carregamento a 300 W no mais recente Redmi, capaz de obter carga em 4000 mAh em quatro minutos e 55 segundos.
Durante a apresentação, a Realme disse que o adaptador de corrente a 320 W recebeu o nome de “Pocket Cannon”, suportando os mais recentes protocolos de carregamento, incluindo o UFCS até 320 W, PD e SuperVOOC. Além disso, o adaptador tem duas saídas USB-C para carregar diferentes equipamentos em simultâneo, com saídas a 150 W para smartphones e 65 W para computadores portáteis, por exemplo.
A fabricante revelou ainda o sistema de transformador de voltagem AirGap, que permite a conversão sem contacto de energia electromagnética, garantindo que a alta voltagem se mantém isolada da bateria durante quebras do circuito, para diminuir o risco do carregamento. Citada pelo GSM Arena, a empresa diz que este transformador é mais pequeno que uma impressão digital e é capaz de reduzir a voltagem a 20 V para proteger a bateria.
A Realme apresentou ainda uma bateria para smartphones dobráveis de 4420 mAh, composta por quatro células com uma espessura abaixo dos três milímetros. Seja para introduzir um novo smartphone dobrável ou licenciar a terceiros, a empresa garante inovação nos sistemas de alimentação dos smartphones.