A empresa canadiana Viamo lançou, na Nigéria, um serviço que permite que as pessoas que não têm acesso à Internet, utilizem a tecnologia de Inteligência Artificial (IA).
Funcionando offline, a ferramenta utiliza aparelhos tradicionais para se ligar a redes móveis locais, permitindo aos utilizadores enviar comandos ou pedidos de informação através de SMS ou chamadas de voz.
Kehinde Olutubosun, um jovem nigeriano, citado pelo Tech in Africa, revelou o seu entusiasmo por esta nova funcionalidade que, segundo ele, facilitará o acesso à informação, que tem sido um desafio devido à falta de um smartphone.
“Funciona de forma semelhante a outros chatbots de IA e é acessível a pessoas analfabetas, uma vez que pode ser activado através de comandos de voz. Além disso, é mais económico. Para aqueles que têm restrições financeiras, agora podem, por apenas dez nairas (0,46 meticais), fazer inúmeras perguntas que podem realmente beneficiá-los. Estou entusiasmado”, comentou Olutubosun.
A Viamo, focada em regiões mais carenciadas e remotas do mundo, introduziu inicialmente o seu serviço na Zâmbia e está agora a alargar o seu alcance ao Paquistão, à Índia e à Tanzânia. Apoiado por agências de desenvolvimento nos EUA e no Reino Unido, entre outras, a empresa colabora com a Unicef para fornecer informações cruciais sobre o VIH, doenças tropicais, nutrição, água, saneamento e higiene.
Fonte: Tech in Africa