A ByteDance, empresa chinesa dona do TikTok, lançou recentemente o Whee, uma nova rede social fortemente inspirada no Instagram e também no BeReal. A principal aposta do Whee consiste em oferecer um espaço onde os utilizadores possam compartilhar imagens que reflectem a “vida real” com amigos próximos.
A nova aplicação tem três “funções principais”:
- Câmara, para fazer novas publicações;
- Feed, para visualizar actualizações de seguidores;
- Mensagens, para possibilitar a comunicação directa com amigos.
Uma mistura de Instagram e BeReal
O Whee tem um feed bastante parecido com o do Instagram, com posts seguidos de uma descrição de texto e uma prévia dos comentários. A ideia é que os utilizadores partilhem conteúdos autênticos e sem edição (como no BeReal), com a diferença de que as publicações não são temporárias.
Actualmente, o aplicativo ‘irmão do TikTok’ passa por uma série de testes em alguns países seleccionados e não tem previsão de quando o Whee será disponibilizado em todas as regiões.
O que chama mais a atenção sobre a nova rede social é que, ao contrário do que acontece normalmente no segmento da tecnologia, ela foi disponibilizada para poucos utilizadores sem nenhum anúncio ou comunicado oficial a explicar sobre a sua proposta ou finalidade.
Esta não é a primeira vez que a empresa se inspira no Instagram: em Abril, a ByteDance iniciou testes com o chamado TikTok Notes, mas apenas em dois países, no Canadá e na Austrália. A plataforma tem um feed vertical de imagens constantemente actualizado, mas apresenta também uma visualização no estilo “Pinterest”.